Adega da Semana | Adega Coop. de Almeirim

A Adega Cooperativa de Almeirim…

Em 27 de Março de 1958 nasce a Adega Cooperativa de Almeirim, e hoje, quase 60 anos depois é uma das maiores adegas produtoras do país.

Os viticultores do concelho de Santarém desde sempre apoiaram este projeto e atualmente contribuem com uma área de cerca de 2000 hectares de vinha, o que se transmite uma capacidade produtiva que ronda os 20 milhões de litros por ano.

A historia da Adega Cooperativa de Almeirim reflete o percurso dos seus associados e a necessidade de criar condições para responder aos desafios específicos do mercado vitivinícola. Desde o início com o comércio a granel, até à generalização do vinho engarrafado, a evolução da adega tem sempre acompanhado as tendências do mercado, procurando sempre estar à altura das suas exigências como vinhos de qualidade.

Na última década foram realizados importantes projetos de modernização da sua estrutura produtiva, que a tornam hoje uma das mais bem equipadas adegas do país.

Estes investimentos traduzem-se em maior capacidade de produção de vinhos de gama média e média alta que têm sustentabilidade nos mais modernos processos de produção, na sua capacidade de estágio em barricas de carvalho francês e americano que em cerca de duas centenas são renovadas regularmente por forma a manter um elevado padrão qualitativo que distingue os vinhos da Adega Cooperativa de Almeirim.

Adega Almeirum

Os vinhos fermentados na adega são sujeitos a um controlo de temperatura através de uma moderna rede de frio com cerca de 3 milhões de frigorias, capaz de assegurar as melhores temperaturas de fermentação para cada casta e tipo de vinho, bem como uma a estabilidade tartárica de alguns vinhos antes do seu engarrafamento.

Outo ponto importante é a implementação de um sistema de autocontrolo, o conhecido HACCP. Este sistema torna possível uma total rastreabilidade de todos os seus produtos e uma segurança na higiene e qualidade alimentar de todos os vinhos comercializados em Portugal e no estrangeiro.

No entanto, a Adega Cooperativa de Almeirim também pretende que os seus vinhos consigam chegar mais longe, ou melhor mais perto dos seus consumidores. Para isso criou a sua loja online onde é possível encontram todas as gamas de vinhos produzidos pela mesma.

A qualidade dos vinhos sempre a principal motivação da Adega Cooperativa de Almeirim. Todos os investimentos realizados em tecnologia para produzir, armazenar e engarrafar os vinhos têm o objetivo de manter os mais elevados padrões de qualidade. Os vários prémios conquistados ao longo dos anos são indicadores que esta adega apostou bem, está no caminho certo.

 

Partilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Da mesma categoria: