A ADEGA COOPERATIVA DE ALCANHÕES, C.R.L começou a produzir os seus Grandes Vinhos Portugueses a 1 de setembro de 1962, cinco anos após a sua constituição.
Tal como o seu nome indica, a adega fica situada na vila de Alcanhões, apenas 7 Km da cidade de Santarém.
Atualmente, conta com os cerca de 100 associados dispersos por todo o concelho de Santarém. Os seus associados representam cerca de 215 hectares e têm ao longo dos últimos anos procurado reconverter as suas vinhas com castas de qualidade e de acordo com as exigências dos consumidores de forma a fornecer excelentes uvas para que a adega consiga vinificar vinhos de elevada qualidade que conhecemos.
Neste inicio de 2017, a Adega Cooperativa de Alcanhões, C.R.L. lança o “novo” Adiafa. Uma nova imagem, um novo rótulo, onde se faz referência à história da adega e ao termo adiafa – celebração do final de vindima, que tanto diz às gentes que trabalham arduamente durante esta etapa para conseguir obter os excelentes vinhos da Adega Cooperativa de Alcanhões, C.R.L.
O Adiafa Tinto tem como castas predominantes o Castelão, o Preto Martinho e a Trincadeira Preta, que lhe confere uma cor granada bem definida. O seu aroma é caraterizado pela sua juventude, sendo que é macio e mediamente encorpado, ou seja, o equilíbrio perfeito.
As castas preponderantes no Adiafa Branco são as tradicionais Fernão Pires, Boal de Alicante, Tália e Trincadeira das Pratas. O resultado desta magnífica mescla é um branco de aspeto cristalino com tonalidade citrina/palha, jovem, ligeiramente frutado, macio mas com uma frescura de boca fantástica.
No portfolio da adega também constam outros vinhos de Denominação de Origem Controlada (DOC) de renome como o Cardeal Dom Guilherme “, “Terras do Paço “e “Frades Bentos”.
Pensar no futuro, mas nunca esquecendo o passado é o lema da Adega Cooperativa de Alcanhões, C.R.L.