A Adega…
A Adega Cooperativa de Dois Portos nasce a 24 de fevereiro de 1960 e iniciou a sua laboração em 1964, ano em que se deram por concluídas as obras do projeto inicial, apenas com 188 associados. Atualmente, esta Adega Cooperativa é composta por cerca de 1000 associados e abrange uma área social da qual cobre cerca de 80%, que se circunscreve às freguesias de Dois Portos, Runa, S. Domingos de Carmões e parte da freguesia de S. Pedro do Concelho de Torres Vedras; parte da freguesia de Enxara do Bispo do concelho de Mafra e parte das freguesias do concelho de Sobral de Monte Agraço.
Bem no coração da região demarcada de Torres Vedras, a adega recebe uma percentagem de produção que ronda os 70% nas uvas tintas e os 30% nas uvas brancas e fabrica anualmente cerca de 15 000 pipas de vinho. As castas predominantes nas uvas tintas são o Castelão (Periquita), Alicante Bouschet, Aragonez e Syrah e nas uvas brancas o Fernão Pires, Vital, Alicante e Seara Nova.
Em relação à tecnologia, a Adega Coop. de Dois Portos tem acompanhado as mais modernas técnicas de vinificação, o que se releva na qualidade dos seus vinhos.
Após a criação da região demarcada de Torres Vedras, a adega iniciou a produção de D.O.C. e Vinhos Regionais, com as castas tradicionais que já tinham como destino anteriormente as vinhos de gama alta, como é o exemplo dos seus vinhos Reserva.
QUALIDADE
Em relação à tecnologia, a Adega Coop. de Dois Portos tem acompanhado as mais modernas técnicas de vinificação, o que se releva na qualidade dos seus vinhos.
A Qualidade sempre foi um fator que a Adega Cooperativa Dois Portos considerou fundamental e que se encontra enraizado na sua cultura organizacional. A adega não se limita apenas à realização de vinhos de qualidade superior, mas também investe num eficiente sistema de gestão intrínseco a toda a organização.
O pagamento realizado aos sócios está dependente da qualidade da uva entregue por estes, Este sistema valoriza a qualidade e têm como critérios em análise a casta e ao grau na matéria-prima Este processo visa promover e incentivar uma cultura de qualidade no cultivo da vinha.
AMBIENTE
A Adega Cooperativa Dois Portos ao longo da sua existência tem vindo a desenvolver uma preocupação com a proteção do ambiente.
A adega junto dos seus produtores associados faz campanhas de sensibilização sobre o impacto que a atividade agrícola tem sobre o solo, os lençóis de água e os seres vivos e incentiva-os a cumprir as normas da Proteção Integrada.
fonte: Adega Cooperativa de Dois Portos