Fonte: CASES
De acordo com as suas atribuições no âmbito do Setor Cooperativo compete à Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) “recolher os elementos referentes às cooperativas ou organizações do setor cooperativo que permitam manter atualizados todos os elementos que se lhes referem, designadamente, os relativos à sua constituição, à alteração de estatutos, às atividades desenvolvidas, aos relatórios anuais de gestão e de prestação de contas”.
Com o objetivo de dar cumprimento àquela disposição, e dando continuidade ao ranking das maiores Cooperativas com dados de 2017 e 2018, o presente trabalho, intitulado de “As 100 Maiores Cooperativas – 2019” resulta do tratamento de informação relativa a 2019 recolhida através do Portal de Credenciação da CASES.
Assim, à semelhança da linha editorial dos relatórios anteriores, esta publicação apresenta os dados estatísticos mais relevantes relativos às 100 maiores Cooperativas Portuguesas ordenadas pelo Volume de Negócios e às 20 maiores Cooperativas de Crédito ordenadas pelo total do Ativo Líquido.
A Lista das 100 maiores Cooperativas de 2019 é representada por entidades de sete Ramos Cooperativos, observando-se que nesse ano aumentaram a sua representatividade face a 2018 os Ramos da Comercialização e dos Serviços (mais uma unidade cada). O Ramo Agrícola, embora com menos uma cooperativa face a 2018, continua a ser o que maior número de Cooperativas possui nesta lista, seguindo-se o Ramo de Ensino que manteve o mesmo número de unidades e o Ramo da Comercialização que aumentou em uma unidade.
Com 75 entidades do Ramo Agrícola representadas na Lista das 100 maiores, observa-se que as mesmas estão dispersas por quase todos os distritos contemplados no ranking (com exceção de Castelo Branco), concentrando-se particularmente nos Distritos do Porto (13,3%) e Santarém (12,0%).
O Ramo Agrícola continua a ter um peso preponderante na lista das 100 maiores, sendo responsável por mais de metade do Volume de Negócios total e ocupando seis das dez primeiras posições e gerou quase metade dos postos de trabalho em análise.
Considerando os diferentes Ramos representados na Lista das 100 maiores, destacam-se as Cooperativas do Ramo Agrícola com mais de 5% dos seus trabalhadores na faixa etária mais jovem.
Consulte a publicação em http://www.revista-es.info/pedroso_13.html