Presidente da CONFAGRI eleito para órgão de topo da agricultura europeia – COGECA

“Idalino Leão, Presidente da CONFAGRI, foi eleito Vice-Presidente da Cogeca (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas Europeias), órgão que representa as cooperativas agroalimentares, florestais e de pesca europeias junto das instituições da UE e de outras organizações socioeconómicas.

As eleições na Cogeca, decorreram hoje, dia 30 de Novembro, e elegeram Lennart Nilsson, de origem Sueca, que substituirá a 1 de Janeiro de 2024 Ramon Armengol das Cooperativas Agroalimentarias de Espanha.

Portugal, com Idalino Leão nesta nova liderança, faz parte de uma equipa que inclui a Itália, França, Polónia, Roménia e Dinamarca.

Esta Vice-presidência reveste-se de uma enorme importância para Portugal e suas cooperativas, em especial num momento em que teremos como pano de fundo, em 2024, um novo elenco nas instituições europeias resultado das eleições europeias em Junho e com reflexo na Comissão Europeia bem como no Parlamento Europeu que irão trabalhar sobre um conjunto de novas politicas agrícolas e ambientais decisivas para a produção em Países como o nosso.

Segundo Idalino Leão é imperativo voltar a assumir a produção agrícola como estratégica contribuindo para a sustentabilidade económica, social e ambiental dos territórios reconhecendo o papel dos agricultores e das cooperativas como fundamental para a coesão dos territórios.”

Fonte: CONFAGRI

Partilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Da mesma categoria: