Vinha_PICO
Escrita por: FENADEGAS em Agosto 9, 2017 em Adega da semana

O que torna os vinhos da Picowines – Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, tão especiais?

Situada no meio do Oceano Atlântico, na Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, a Picowines teve o seu inicio de atividade no ano de 1949.

Atualmente conta com 240 associados, que todos os anos, pelos meses de Agosto e Setembro, depositam a melhor uva para que a cooperativa possa criar os seus grandes vinhos portugueses.

Com um clima marítimo extremo, o solo predominantemente de lava basáltica, formada a há 50-240 mil anos atrás – uma vasta área de vinhas que dão origem aos vinhos da Picowines foi classificada Património Mundial da Unesco em 2004. Este são elementos que tornam os vinhos aqui produzidos únicos.

 

ESPALAMACA 2016

Podemos realçar a o novo vinho branco, o ESPALAMACA 2016.

Espalamaca Branco 2016

Espalamaca Branco 2016

Elaborado a partir da variedade indígena de uva Arinto dos Açores. As vinhas estão bem adaptadas e esta variedade têm sido cultivadas através da tradicional forma açoriana, utilizando currais de pedra na zona classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. Os solos basálticos originam um vinho com muita mineralidade, o espelho de um terroir perfeito no meio do Atlântico.

Mas o método de vinificação é também importantíssimo para atingir a qualidade soberba do ESPALAMACA 2016. A uva foi fermentada em balseiros de carvalho francês, mantendo a temperatura muito baixa e a oxidação controlada, de forma a manter o carácter do vinho.

E o resultado é incomparável, aromas complexos com notas florais, frutas frescas e maduras. A estes aromas seguem-se no paladar onde está presente uma leve e crocante acidez. O toque final é longo e tipificado por uma salinidade e mineralidade, resultado direto do terroir da área.

 

Os Prémios | ESPALAMACA 2016

O seu lançado decorreu apenas no passado mês de Julho, na II Edição da Feira do Vinho das Festa da Madalena – vila onde fica situada a cooperativa vitivinícola, mas os prémios conquistados a nível nacional e internacional por este néctar já são reveladores da sua qualidade.

 

Medalha de Ouro | “Berlin Wine Trophy”

Medalha de Ouro | “Portugal Wine Trophy”

Medalha de Prata | Vinhos de Portugal

 

fonte: Picowines – Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.

 

 

 

 

Deixe um comentário