00710647 (2) (002)_phixr
Escrita por: FENADEGAS em Maio 9, 2017 em Adega da semana

A Adega Cooperativa Ponte de Lima

Em 1959 é fundada a Adega Cooperativa Ponte de Lima.

Atualmente, conta com cerca de 2000 produtores associados o que se traduz numa produção de onze milhões e meio de litros anuais.

A importância da adega para o concelho é muito relevante, pois é trata-se da maior entidade empregadora (direta e indiretamente) da região de Ponte de Lima.

 

Os Vinhos

A adega encontra-se na sub-região do Lima que é uma das nove sub-regiões que integram a Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

As caraterísticas intrínsecas desta região e as castas predominantes da mesma originam vinhos completamente distintos de todas as outras regiões de Portugal. Por norma, são vinhos com um teor alcoólico médio, bastante frutados e com uma frescura soberba.

 

Os vinhos produzidos pela Adega Cooperativa Ponte de Lima são uma excelente mostra do que se produz nesta região.

Sendo o seu portfólio bastante alargado – Clássicos, Selecionados, Espumantes, Aguardente e Loureiro, destacamos três dos seus Grandes Vinhos Portugueses.

O Vinho Verde Rosé conquistou recentemente uma medalha de prata no Concurso Mondial du Rosé 2017 representa bem a qualidade deste néctar.0021312 (2) (002) 18155960_745665505601551_7122512009894831080_o[1]

 

O Vinho Verde Loureiro é um dos vinhos mais conhecidos da Adega Cooperativa Ponte de Lima.

Vinho com especto límpido e cor citrina. Tem um aroma floral com alguma intensidade, ligeiramente frutado e com algumas nuances a frutos citrinos. Com um sabor floral, encorpado, persistente e macio, é sem duvida um excelente acompanhamento para peixe, bacalhau, carnes brancas, massas, saladas e sobremesas.00710647 (2) (002)_phixr

 

O Loureiro Colheita Selecionada é um vinho composto exclusivamente pela casta Loureiro. As uvas são escolhidas criteriosamente tendo em conta o seu estado de maturação e sanidade e para intensificar todos os aromas é sujeitas uma maceração pelicular pré-fermentativa com temperatura controlada a 14ºC.0021312 (2) (002)

Com aspeto límpido e cor citrina palha, apresenta um aroma floral, delicado e complexo, ligeiramente a frutos citrinos. O seu sabor também floral dá-lhe uma harmonia que só quem aprecia este vinho consegue percecionar.

 

A Qualidade

Sempre com os olhos postos na qualidade, a adega alcança o reconhecimento desta sua aposta em 1998 com a obtenção da Certificação de Qualidade pela Norma NP EN ISO 9001, tornando-se na primeira adega de Portugal a atingir este certificado.

A qualidade dos seus vinhos é também reconhecida além-fronteiras. Os inúmeros prémios conquistados nacional e internacionalmente são prova disso mesmo. Concursos como, o Mondial du Rosé -Cannes, Mundus Vini – Alemanha, SAKURA – Japão ou o International Wine & Spirit Competition – Reino Unido fazem parte do portfolio onde a Adega Cooperativa de Ponte de Lima já conquistou medalhas.

 

fonte: Adega Cooperativa de Ponte de Lima

Deixe um comentário